O último levantamento sobre déficit habitacional divulgado pela Fundação João Pinheiro (FJP), relativo ao período entre 2016 a 2019, mostra que neste último ano analisado, o país apresentou um déficit de mais de 5 milhões de domicílios. Deste volume, aproximadamente 60% são chefiados por mulheres, configurando 3,5 milhões do contingente. Na região Sudeste, a situação é ainda mais grave, com a taxa feminina de 62,3% – quase o dobro da masculina, que ficou em 37,7%.
O estudo mostrou, além disso, que o índice de mulheres vivendo em situação de precariedade habitacional aumentou em 9% no período estudado e, no caso dos homens, diminuiu 1,15%.
Conforme o estudo da FJP, o problema do déficit habitacional no Brasil é também uma questão de gênero e raça, pois afeta direta e principalmente mulheres negras e periféricas.
É com intuito de TRANSFORMAR essa realidade que o projeto Arquitetura na Periferia existe!
Sobre a ARQUITETURA NA PERIFERIA
Somos uma Organização Sem Fins Lucrativos que visa a melhoria da moradia para mulheres da periferia, por meio de um processo de capacitação, onde elas aprendem práticas e técnicas de projeto e planejamento de obras. Ao invés de oferecer um produto, buscamos favorecer a autonomia das participantes, ampliando sua capacidade de análise, discussão, prospecção, planejamento e cooperação, o que por fim, leva a um aumento de sua autoestima e confiança. Além disso, elas recebem um microfinanciamento para que conduzam com autonomia e sustentabilidade as reformas de suas casas.
Por meio dessas ações e conquistas podemos avaliar o quão longe estamos chegando. Este reconhecimento nos traz a possibilidade de alcançarmos ainda mais mulheres, que é o nosso foco.
Vem com a gente e fique sabendo o quanto AVANÇAMOS recentemente!
Prêmio Habitability
Aconteceu em Outubro de 2022, a 1ª edição do Prêmio Habitability, que teve como objetivo enaltecer aqueles que estão em busca de construir um futuro melhor por meio da habitação, de forma sustentável, solidária e cidadã. O intuito do Prêmio foi homenagear a aptidão humana para resolver questões das cidades com criatividade, por meio da arquitetura, da inovação e do urbanismo. A premiação foi realizada pelo Portal Habitability e aconteceu no Teatro FAAP, em São Paulo. A nossa diretora executiva Luhh Dandara além de nos representar muito bem na entrega do prêmio, também recebeu uma bela homenagem.
Prêmio AMAGIS Mulheres
A Associação dos Magistrados Mineiros (AMAGIS) nos presenteou com o Prêmio AMAGIS MULHERES. A ideia do prêmio é reconhecer iniciativas que atuam em defesa da emancipação feminina e dar visibilidade a ações e projetos de instituições, ongs que promovam práticas e ações que tratem dos direitos da mulher e conscientizar a população da importância do combate a este tipo de violência.
Nova plataforma de doação
A iniciativa da Arquitetura na Periferia foi incluída na plataforma ParaQuemDoar.com.br. Idealizada pela Globo @tvglobo, durante a pandemia, o espaço ampliou seu alcance através da parceria com a Benfeitoria @benfeitores e visa conectar doadores de todo o país com importantes iniciativas que transformam vidas e mundos, assim como a nossa.
O credenciamento da AnP na plataforma reforça a importância e seriedade das ações realizadas pelo projeto.
Se quiser conhecer mais sobre a plataforma e divulgar, acesse nossa página em:
paraquemdoar.com.br/arquitetura-na-periferia