Você já ouviu falar em telhado verde? A ideia pode parecer simples: cobrir o topo das casas e edifícios com vegetação. Mas, por trás dessa cobertura viva existe um conjunto de benefícios ambientais, econômicos e sociais que estão transformando a forma como pensamos os espaços urbanos.
Em um mundo onde as cidades crescem cada vez mais e o clima se torna mais extremo, o telhado verde surge como uma solução inteligente e inspiradora para quem quer construir (ou reformar) com mais consciência ecológica e cuidado com o território.
O que é um telhado verde?
O telhado verde é, basicamente, um sistema instalado sobre lajes ou coberturas convencionais que permite o cultivo de plantas. Ele pode variar em complexidade: desde jardins simples com gramíneas e suculentas até hortas urbanas ou verdadeiros mini-ecossistemas com árvores pequenas.
Existem dois principais tipos:
- Extensivo: mais leve e com pouca profundidade de substrato, indicado para coberturas com pouca manutenção e vegetação de pequeno porte.
- Intensivo: mais profundo e robusto, permite plantar vegetações maiores e até criar espaços de convivência.
Por que adotar um telhado verde?
1. Redução da temperatura
Em dias quentes, um telhado comum pode atingir até 70 °C! Já os telhados verdes mantêm temperaturas muito mais amenas, ajudando a refrescar os ambientes internos e contribuindo para reduzir as chamadas ilhas de calor nas cidades.
2. Isolamento térmico e acústico
A vegetação e o solo atuam como isolantes naturais, ajudando a manter a temperatura interna estável, reduzindo o uso de ar-condicionado e, consequentemente, o consumo de energia elétrica. Além disso, barulhos externos são significativamente atenuados.
3. Captação e retenção da água da chuva
Os telhados verdes ajudam a reduzir o volume de água pluvial que vai para as redes de esgoto, diminuindo o risco de enchentes e sobrecargas no sistema público. A água é retida pelo solo e, em parte, devolvida à atmosfera por evapotranspiração.
4. Aumento da biodiversidade
Mesmo em áreas urbanas, telhados verdes podem abrigar insetos polinizadores, aves e outros pequenos animais, criando pequenos refúgios ecológicos.
5. Bem-estar e qualidade visual
Além dos benefícios ambientais e de conforto, um telhado verde transforma o visual das casas e bairros. Estar perto da natureza, cuidar das plantas e do solo traz bem-estar e conexão — para quem mora, para quem circula e para a cidade inteira.
Telhado verde é só para casas de alto padrão?
De jeito nenhum! Embora existam versões sofisticadas e caras, também é possível fazer telhados verdes com materiais simples e técnicas acessíveis. Algumas iniciativas mostram ser viável construir telhados verdes em moradias populares, promovendo conforto térmico, saúde e até alimentação (com hortas urbanas), sem precisar de grandes investimentos.
AnP BIO: o projeto que está capacitando mulheres para construírem TELHADOS VERDES e muito mais!
O projeto Arquitetura na Periferia – BIO, iniciado em 2023, reúne mulheres para o estudo e aplicação de técnicas construtivas sustentáveis na transformação de espaços comunitários. Por meio do aprendizado prático e do cuidado coletivo, o projeto conecta conhecimentos ancestrais, consciência ambiental e autogestão comunitária.
Em parceria com a Bioarquitetar, realizamos ciclos de formação, com aulas teóricas e aulas práticas, oficinas de bioconstrução mão na massa e mutirões. O AnP BIO tem como objetivo proporcionar um ambiente de aprendizado e trocas, fortalecendo o papel das mulheres como agentes de mudança e capacitando-as para liderarem iniciativas de desenvolvimento sustentável em suas comunidades.
Neste ano de 2025, as mulheres estão aprendendo a construir um telhado verde e a partir deste conhecimento, vão reformar o Centro Cultural Paulo Freire, que teve seu telhado de alvenaria derrubado pelas fortes chuvas de dezembro/2024. Para ver mais sobre o que as participantes estão fazendo, clique aqui.
Mais verde, mais vida
Transformar um telhado em espaço vivo é mais do que uma escolha estética ou de conforto, é uma estratégia viável para fortalecer a resiliência dos territórios urbanos. Seja em casas, escolas, edifícios ou centros comunitários, levar a natureza para os telhados é um gesto de reconexão com o planeta e de cuidado com o futuro.
Quer conhecer mais sobre o AnP BIO e outros projetos? Acesse: https://arquiteturanaperiferia.org.br/anp-bio/